Plano de ação
Quadro Referencial sobre o Plano de
Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões
de Pesquisa
|
O TEMA PROPOSTO FOI
BASEADO NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, TENDO COMO FOCO A PIRÂMIDE ALIMENTAR. Pois os
alunos demo demonstraram interesse em aprender sobre este assunto tão
falado na mídia, além deste tema, os alunos pensaram também coisas de meninos
e meninas e bulling, prevalecendo a temática dos alimentos.
|
O período foi de
12\04 à 17\04
|
A turma em questão
não está acostumada a trabalhar com projetos, por não ser a metodologia
adotada pela professora regente. No primeiro momento, a conversa sobre
projetos começou com a colega Hilda, regente desta turma. Ela comentou sobre
o trabalho da faculdade e que estava aprendendo sobre esta metodologia, assim
como eles, que então iriam sanar suas dúvidas e pesquisar sobre o assunto
juntos. Em um próximo encontro, as questões sobre alimentação saudável se
sobressaíram aos demais assuntos , então decidimos que o projeto versaria
sobre a pirâmide alimentar. O temas foram escolhidos de forma colaborativa,
escolhemos as questões de pesquisa, que são: uma visa saudável através da pirâmide
alimentar. A turma será dividida em 5 grupos de 5 alunos, onde cada grupo irá
pesquisar sobre uma certeza ou dúvida já levantada, a fim de realizar a meta
2 de pesquisa e aprofundamento.
|
Em um primeiro momento
foi conversado com os alunos o que era um projeto, os passos e pedimos
sugestões sobre o que pesquisar.
Fizemos uma roda
onde cada aluno pode falar sobre o que gostaria de aprender, então procuramos
escolher o tema que mais interessou o grupo.
Pedimos sugestões
de como estes trabalhos poderiam ser apresentados no final do projeto.
Pedimos para que se
reunissem em grupos de 5 elementos por afinidades para início da pesquisa por
cada parte da pirâmide alimentar.
|
Meta 2 - Dúvidas e
Certezas
|
Certezas
provisórias: Temos de comer de tudo; não devemos comer muito açúcar; se comer
muita gordura ficamos doentes;
Dúvidas
provisórias: Porque pirâmide alimentar; quem criou a pirâmide?; se frutas
contém açúcar; o que são tubérculos; em qual sentido a pirâmide segue.
|
De 02\05 à 05\05
|
Sentamos os alunos
em círculo e começamos a escrever no quadro negro, as dúvidas e certezas
provisórias dos alunos, descartando aquelas que outros alunos já respondiam
de imediato.
|
Conversa dirigida
com os alunos, buscando questões a serem pesquisadas e descartando aquelas
respondidas de imediato por algum aluno.
|
Meta 3 – Mapa
Conceitual
|
Elaborar a partir
dos interesses dos alunos, um mapa conceitual que trate sobre alimentação.
Conhecer e
sintetizar conceito sobre alimentação saudável e não saudável.
|
De 15\05 à 19\05
|
Alunos reunidos em
pequenos grupos tentando elaborar um esquema que resuma o tema estudado (alimentação
saudável e não saudável).
|
Conversa sobre o
que é um esquema;
Compartilhamento
dos exemplos;
Relato oral dos
grupos de como desenvolveram seu trabalho;
Utilização no mapa,
das palavras que mais foram citadas pelos grupos;
Elaboração do mapa
conceitual com a participação e contribuição dos alunos.
|
Meta 4 – Plano de
Ação
|
Identificar entre
os conteúdos programáticos um de interesse da maioria dos alunos;
Conhecer, pesquisar
e conceituar alimentação saudável e não-saudável;
Debater, relatar e
construir um mapa\esquema a partir dos conceitos construídos.
|
De 29\05 à 02\06
|
Começamos a trabalhar
a partir de uma consulta feita aos alunos sobre qual tema gostariam de
trabalhar dentre os conteúdos (de preferência) programáticos apresentados.
Após a escolha iniciou-se a pesquisa e a construção dos conceitos sobre alimentação
saudável e não saudável. Depois de concluídas as pesquisas, escolheu-se nos
conceitos construídos palavras significativas para a construção do mapa
conceitual.
|
Conversa com os
alunos para decidir sobre o tema que será trabalhado.
Construção do
quadro de certezas e dúvidas a partir de conhecimentos prévios sobre
alimentação.
Pesquisa sobre
alimentação.
Montagem de quadro
comparativo entre alimentação saudável e não saudável.
Construção de
conceitos que abrangem temas relativos a alimentação.
Identificação de
palavras importantes, palavras chave, dentro dos conceitos.
Construção do mapa
conceitual coletivo a partir de mapas construídos nos grupos em sala de aula.
|
Hilda e Grace
ResponderExcluirO plano de ação apresentado contemplou os objetivos propostos pela atividade.
Att tutora Luciane Machado