Plano de ação

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: 


METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
O TEMA PROPOSTO FOI BASEADO NA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, TENDO COMO FOCO A PIRÂMIDE ALIMENTAR. Pois os alunos demo demonstraram interesse em aprender sobre este assunto tão falado na mídia, além deste tema, os alunos pensaram também coisas de meninos e meninas e bulling, prevalecendo a temática dos alimentos.
O período foi de 12\04 à 17\04
A turma em questão não está acostumada a trabalhar com projetos, por não ser a metodologia adotada pela professora regente. No primeiro momento, a conversa sobre projetos começou com a colega Hilda, regente desta turma. Ela comentou sobre o trabalho da faculdade e que estava aprendendo sobre esta metodologia, assim como eles, que então iriam sanar suas dúvidas e pesquisar sobre o assunto juntos. Em um próximo encontro, as questões sobre alimentação saudável se sobressaíram aos demais assuntos , então decidimos que o projeto versaria sobre a pirâmide alimentar. O temas foram escolhidos de forma colaborativa, escolhemos as questões de pesquisa, que são: uma visa saudável através da pirâmide alimentar. A turma será dividida em 5 grupos de 5 alunos, onde cada grupo irá pesquisar sobre uma certeza ou dúvida já levantada, a fim de realizar a meta 2 de pesquisa e aprofundamento.
Em um primeiro momento foi conversado com os alunos o que era um projeto, os passos e pedimos sugestões sobre o que pesquisar.
Fizemos uma roda onde cada aluno pode falar sobre o que gostaria de aprender, então procuramos escolher o tema que mais interessou o grupo.
Pedimos sugestões de como estes trabalhos poderiam ser apresentados no final do projeto.
Pedimos para que se reunissem em grupos de 5 elementos por afinidades para início da pesquisa por cada parte da pirâmide alimentar. 
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Certezas provisórias: Temos de comer de tudo; não devemos comer muito açúcar; se comer muita gordura ficamos doentes;
Dúvidas provisórias: Porque pirâmide alimentar; quem criou a pirâmide?; se frutas contém açúcar; o que são tubérculos; em qual sentido a pirâmide segue. 
De 02\05 à 05\05 
Sentamos os alunos em círculo e começamos a escrever no quadro negro, as dúvidas e certezas provisórias dos alunos, descartando aquelas que outros alunos já respondiam de imediato.
Conversa dirigida com os alunos, buscando questões a serem pesquisadas e descartando aquelas respondidas de imediato por algum aluno.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Elaborar a partir dos interesses dos alunos, um mapa conceitual que trate sobre alimentação.
Conhecer e sintetizar conceito sobre alimentação saudável e não saudável. 
De 15\05 à 19\05 
Alunos reunidos em pequenos grupos tentando elaborar um esquema que resuma o tema estudado (alimentação saudável e não saudável).
Conversa sobre o que é um esquema;
Compartilhamento dos exemplos;
Relato oral dos grupos de como desenvolveram seu trabalho;
Utilização no mapa, das palavras que mais foram citadas pelos grupos;
Elaboração do mapa conceitual com a participação e contribuição dos alunos.
Meta 4 – Plano de Ação
Identificar entre os conteúdos programáticos um de interesse da maioria dos alunos;
Conhecer, pesquisar e conceituar alimentação saudável e não-saudável;
Debater, relatar e construir um mapa\esquema a partir dos conceitos construídos. 
De 29\05 à 02\06 
Começamos a trabalhar a partir de uma consulta feita aos alunos sobre qual tema gostariam de trabalhar dentre os conteúdos (de preferência) programáticos apresentados. Após a escolha iniciou-se a pesquisa e a construção dos conceitos sobre alimentação saudável e não saudável. Depois de concluídas as pesquisas, escolheu-se nos conceitos construídos palavras significativas para a construção do mapa conceitual.
Conversa com os alunos para decidir sobre o tema que será trabalhado.
Construção do quadro de certezas e dúvidas a partir de conhecimentos prévios sobre alimentação.
Pesquisa sobre alimentação.
Montagem de quadro comparativo entre alimentação saudável e não saudável.
Construção de conceitos que abrangem temas relativos a alimentação.
Identificação de palavras importantes, palavras chave, dentro dos conceitos.
Construção do mapa conceitual coletivo a partir de mapas construídos nos grupos em sala de aula.

Comentários

  1. Hilda e Grace
    O plano de ação apresentado contemplou os objetivos propostos pela atividade.
    Att tutora Luciane Machado

    ResponderExcluir

Postar um comentário