Organizando os alunos e iniciando os trabalhos

Por serem alunos menores e por haver a necessidade do cumprimento do currículo escolar, optamos por trabalhar com Projeto de Ensino, onde serão respeitadas curiosidades, certezas e dúvidas dos alunos sobre o tema, mas sem toda a amplitude de um Projeto de Aprendizagem.
Essa turma de quinto ano, é composta por 25 alunos de 9 a 15 anos (15 anos = aluno de inclusão), de uma escola pública estadual da zona norte de Porto Alegre.
São alunos curiosos com questões sobre o corpo humano, vida saudável e alimentação, sendo assim, optamos por trabalhar a Pirâmide Alimentar. Esse é um conteúdo que faz parte da nossa série.
Por nunca terem trabalhado dessa forma, os alunos precisaram ser estimulados e inicialmente direcionados para a montagem do quadro de certezas e dúvidas, mas posteriormente conseguimos trabalhar nele sem grandes intervenções. 

Comentários

  1. Oi Grace e Hilda. Vocês farão o PA juntas na mesma turma, é isso? Realizaram juntas o PA desenvolvido no eixo 4 do PEAD? Como fizeram o levantamento das certezas e dúvidas provisórias? Usaram fontes primárias e secundárias de pesquisa? Fiquei curiosa por saber. Vejo que vocês optam por desenvolver um PE, assim sendo, gostaria de ressaltar que mesmo partindo de um tema e de conteúdos programáticos vocês poderão explorar os interesses e questões dos/as alunos/as sobre essa temática dos alimentos e da pirâmide alimentar. Vejo que vocês já tem muitas questões de partida levantadas. Foram elaboradas pelos/as alunos/as? É importante considerar a "pedagogia de projetos" como uma prática em que o pensamento e as aprendizagens têm sua origem numa situação problemática a ser pesquisada, sendo os/as alunos/as sujeitos na construção do conhecimento. A sala de aula se torna um ambiente dinâmico de interação, sendo que os próprios docentes (re)pensam suas práticas e suas relações com o conhecimento: os docentes pesquisam e estudam com os/as alunos/as; o trabalho pedagógico é cooperativo; os conteúdos são emergentes de problemas e interesses a serem estudados; os eixos temáticos se relacionam com diferentes áreas do conhecimento (interdisciplinaridade); há um fortalecimento de atividades de pesquisa. Será importante que vocês façam as análises e diferenciações dos tipo de projeto, a partir das leituras indicadas. Avante! Abraço, Aline Hernandez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline!
      Fizemos, sim, juntas o trabalho do eixo 4.
      A turma na qual faremos a prática é minha e as dúvidas, questionamentos vieram dos próprios alunos, que já possuem conhecimento sobre o assunto pela vivência pessoal e pelo que já trabalharam na escola anteriormente, já que estão no quinto ano.

      Hilda Andrade

      Excluir

Postar um comentário