Análise da organização dos projetos de aprendizagem


Nosso grupo se reuniu e logo trocamos telefones e criamos um grupo de whatsapp para facilitar nossa comunicação e trocar ideias para a formação do trabalho. Criamos um espaço no pbworks para o andamento do trabalho, onde no primeiro momento, fizemos o diário de bordo, no qual escrevíamos nossos passos e próximas ações sobre os PA's. Sempre que possível, atualizávamos nosso espaço para que ficasse visível a todos, como estava se desenvolvendo nosso trabalho.
Criamos uma primeira versão de um mapa conceitual, que foi muito importante a fim de analisarmos o andamento do projeto e possíveis modificações. Estas que foram feitas em uma segunda versão deste mesmo mapa conceitual.
Foi feito um plano de ação contendo nossos próximos passos como: o que faríamos de atividades, onde, quando, o que seria proposto... Realizamos em conjunto, um texto explicativo sobre a temática e sugestões de links sobre a origem do universo e uma versão final do texto explicativo.
Este trabalho foi exaustivo porém importante para a compreensão de como se origina e se desenvolve um PA, pois segundo Piaget (1929-1979), a aprendizagem depende de um processo construtivo que ocorre através de construções e reconstruções dos sistemas de significação e dos sistemas lógicos de cada indivíduo, interagindo com os objetos e os sujeitos e agora com as tecnologias.
O desenvolvimento de PA's é uma pedagogia que explora os princípios do construtivismo e dá suporte ao construcionismo onde o estudante constrói conhecimento a partir da exploração de uma questão de investigação.

Comentários

  1. A experiência trilhada pelo grupo no eixo IV serviu de base para a prática atual nessa interdisciplina.
    Sem dúvida as aprendizagens em relação às etapas/metas do PA agora entram em cena.
    Como vocês afirmam, o trabalho é, muitas vezes, "exaustivo", mas fica mais leve e prazeroso quando feito em colaboração, construções e reconstruções.

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